textocon(m)texto
"Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." Clarice Lispector.
Capa Meu Diário Textos Fotos Perfil Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
01/05/2024 11h17
Desabafo de um dia revoltante

Sou a favor 100% da proibição de celular em sala. Nós viemos de uma época onde realmente havia aprendizado, respeitávamos nosso professores e íamos em busca do conhecimento. Falei(alertei) desde o começo do ano letivo que tenho percebido, em comparação ao ano passado, a presença quase que constante do celular em sala de aula. Algo está acontecendo e se nós não abrimos nossos olhos, isso vai se tornar um GRANDE PROBLEMA,  alimentado por nós mesmos, problema esse que não tínhamos nessa proporção. Por exemplo, eu tive pela primeira vez desde o ano passado, embate com alunos por conta de celular, qua no caso foi em uma turma do 9ºano. Tive que passar raiva, estresse... coisa que nunca tinha acontecido e acredito que outros colegas estão passando também. Expulsei 4 alunos de sala. Isso mesmo. A palavra é essa: EXPULSEI.  
Então vamos tomar providências antes que seja tarde e problemas mais profundos criem raízes em nosso meio. A escola tem um biblioteca, algo que infelizmente se tornou secundário até descartável; local de distração apenas e que pode ser sim fonte de conhecimento, perdeu lugar para o celular. 
Esses alunos não tem maturidade para e nem consciencia, eles já tem uma mentalidade deformada e enraizada totalmente contrária daquilo que nós, adultos e maduros, profissionais da educação temos. Então romantizar um problema em nome da tecnologia, da "facilidade"e da "comodidade", não resultará, como não está, em bom resultado. Temos que fazer algo internamente ou buscar o Poder Público para que os faça ou nos dê forças para fazê-lo. Não desejo mais passar pelo que passei em sala de aula. Eles(os alunos) nos olham com olhar de desdém e com sentimento de PODER NAS MÃOS, porque há uma maleabilidade tecnológica que facilita o trabalho do professor: mas nós não somos os facilitadores?? Repito: esses adolescentes não tem maturidade ainda. A maioria, não são todos, não estão ali sedentos pelo conhecimento, almejando o sucesso. O descaso com a educação é triste! 
Muitos Estados brasileiros já proibiram essa prática e tem dado resultado. Inclusive tenho lido pesquisas em que países de primeiríssimo mundo, especialistas "gritando" praticamente e dizendo: não às telas, volta aos livros e ao verdeiro sentindo da PESQUISA 🔎.

Publicado por Emerson SM Cruz
em 01/05/2024 às 11h17
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.